Devocional Dirigido: A vontade de Deus

Dia 3: Efésios 5:16/Colossenses 4:5,6
Conforme o texto que estudamos no último devocional (Ef 5:15-17), para tomarmos decisões acertadas, conhecendo e fazendo a vontade de Deus, é necessário ficarmos atentos às oportunidades que Deus traz para serem “resgatadas” para Ele. Mas o que isso significa em termos práticos? A Carta aos Colossenses é considerada como epístola “irmã” de Efésios. Embora as ênfases sejam um pouco diferentes (Efésios fala do CORPO do Cabeça, a igreja, enquanto Colossenses fala do CABEÇA do Corpo, Cristo), há muitos textos paralelos.
& Leia Efésios 5:15-17 mais uma vez, e depois, Colossenses 4:5. Quais os paralelos que você descobre entre os dois textos?
OBS> A frase em Colossenses 4:5 “aproveitai as oportunidades” é EXATAMENTE a mesma frase do texto grego de Efésios, traduzido “remindo o tempo”. Só que Colossenses esclarece um pouco mais sobre o que Paulo talvez tinha em mente em Efésios. Como ele define no vs. 5 o “andar sábio”, dentro da vontade de Deus?
Leia Colossenses 4:6. Como este versículo esclarece ainda mais o significado do “andar sábio”? A ênfase aqui está em edificação ou evangelismo?
OBS> A frase “a vossa palavra seja sempre agradável . . . “ é literalmente “a vossa palavra seja sempre com (ou “em”) graça”. Em outras palavras, o Espírito de Deus quer que semeiemos palavras de graça na vida daqueles que encontramos. Você pode alistar aqui algumas das pessoas descrentes que você encontra periodicamente, em cujas vidas Deus quer que você semeie graça?
Resumo:O que temos visto até agora em nosso estudo sobre a vontade de Deus é que:
1) Conhecer (e fazer) a vontade de Deus é uma ordem para o filho de Deus
2) A primeira maneira pela qual poderemos viver dentro da vontade de Deus é aproveitando as oportunidades para ministrar a graça dEle para outros
3) Somente uma vida conduzida pelo Espírito de Deus, produzindo a vida de Jesus em nós, é capaz de remir essas oportunidades.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s