Bíblia, o manual da qualidade de Vida

 Bíblia, o manual da qualidade de vida. pt 2

Bíblia, o manual da qualidade de Vida

Para este estudo estaremos meditando um pouco no livro de provérbios que foi escrito pelo rei Salomão. Nele podemos encontrar versículos uteis para todas as áreas da nossa vida e em todas as fazes dela. Salomão quando teve a oportunidade de pedir a Deus qualquer coisa, ele pediu algo simples, mas que o ajudou a conquistar todas as outras que talvez eu ou você pediríamos, e foi lembrado na palavra de Deus, como o homem mais sábio de todos, a ponto de reis de todo o mundo virem até ele pela sua sabedoria.
Tiago em sua carta, nos deixa uma instrução no capítulo 1 e versículos 5 e 6 dizendo que se precisamos de sabedoria (principalmente para compreender sua palavra), devemos orar e pedir a Deus, mas ele faz uma observação: “peça-a porém com fé, em nada duvidando”. Deus sempre, através do seu Espírito Santo, nos dará a sabedoria necessária para entendermos seu querer e andar nos seus caminhos.
No capítulo 3 de Provérbios encontramos em alguns versículos um verdadeiro manual para a vida. Considero particularmente o capítulo 3 de provérbios um dos mais ricos em instruções para todas as áreas da vida. Estaremos então meditando um pouco nos 12 primeiros versículos. Para não deixar o post muito grande, não irei digitar os versículos, então sugiro então que pegue sua bíblia e leia o trecho antes de iniciar. Esse estudo será dividido e hoje vamos analisar os 4 primeiros versículos apenas.
 
*3:1,2
É interessante que Salomão faz aqui uma espécie de alusão ao mandamento “honra teu pai e tua mãe” em Êxodo 20:12, pois podemos notar que em ambos os trechos, Deus faz uma promessa de que, se seguirmos seus mandamentos e honrarmos nossos pais, teremos mais vida aqui nessa terra. É interessante notarmos que essa vida não se trata apenas de “um tempo a mais aqui”, mas também de “vida com mais qualidade”, pois pense bem, que pai ou mão não quer ver seu filho bem na vida, com bom emprego, com sua família bem estruturada, andando nos passos do Senhor? Honrar seus pais vais muito além de apenas obedece-los, mas também se trata de refletir Deus para que todos vejam você como filho perfeito e isso seja honra a seus pais.
Deus ele tem sempre um caminho perfeito e santo para nós, e quando andamos nos caminhos de Deus, nos livramos de muito problemas na nossa vida. Podemos notar que, guardando os mandamentos de Deus conquistamos a paz, sentimos o agir Dele na nossa vida em todas as áreas, mas a principal paz que temos é a paz de Cristo, porque sabemos que mesmo passando por aflições, nós temos paz porque Ele venceu o mundo, e nos dá a vida eterna João 14:27.
*3:3,4
Quando pensamos em benignidade pensamos em bondade, e isso é o que Deus espera de nós, sermos bondosos. Mas não apenas com os da igreja, mais com todos. Quando falamos que temos o amor de Cristo em nosso coração e em nossa vida, passamos de forma subliminar aos outros, a mensagem de amor, porque todos sabem que Deus é amor a ponto de Jesus ter vindo aqui e isso até quem não é salvo sabe e espera de nós, e o princípio desse amor é a bondade. Você só demonstra bondade e caridade de forma verdadeira e eficaz quando você é capaz de amar, pegue a exemplo uma pessoa que você ama muito, você é capaz de ser bondoso com ela em todo momento. Deus ama o pecador, e quer que ele se salve, portanto sendo Jesus o próprio Deus, e sabendo nós que devemos sempre procurar ser como Jesus foi, o amor e bondade para com os pecadores é essencial na nossa vida e deve ser exercitado de maneira prática Ef 4:31 até 5:2.
Além da benignidade vemos também a presença da fidelidade. Nesse caso não se trata apenas a uma fidelidade de um casal, mas uma fidelidade completa na vida. Seja no trabalho, na escola, em casa. Quando somos fieis conquistamos algo que se chama “confiança”. O mundo e as pessoas em volta passam a nos enxergar diferente. Em Salmos 1 vemos o papel perfeito do que seria nossa fidelidade para com Deus, mas quando exercemos a fidelidade para com os homens ganhamos a chance de nos aproximar mais das pessoas, e com isso, temos muito mais oportunidades de estar levando a palavra de Deus as pessoas. É nos momentos difíceis e que precisam desabafar que as pessoas te procuraram com um “amigo fiel”, e é nesse momento que mais precisam ouvir que há um Deus que os ama e os quer bem.
O mais interessante é que nos fala o nosso trecho, que temos que atar essas duas coisas ao pescoço, ou seja, demonstrar como um belo colar no pescoço de uma mulher e que faz chamar a atenção para ela, assim deve ser a benignidade e a fidelidade na nossa vida. Devem ser mostrados de forma prática. Além disso diz que devemos escrever na tábua do coração, ou seja, isso deve vir de forma real, de dentro de nós, sem hipocrisia, mais de coração, até por que Deus conhece o coração, e julga o coração. Além disso, quando temos algo firmado em nosso coração nós seguimos aquilo e nada nos faz pensar ou agir contrário aquilo.
Por último, é interessante notar que tendo essas duas coisas na nossa vida “acharemos graça diante de Deus e dos homens”. As pessoas irão nos consideram mais, até mesmo quando errarmos, nosso histórico de um comportamento benigno e fiel, fará com que nossos erros sejam tolerados muitas vezes. As pessoas pensaram assim “Ele(a) errou, mas ele(a) já fez tanta coisa boa, já me ajudou tanto, é uma pessoa tão bondosa que eu entendo e perdoo esse erro, afinal todos somos humanos e sujeitos a erros”. Além disso Deus observa nossas vidas e vê tudo que fazemos de bom para honrar o nome Dele, e Ele mesmo nos diz que quando confessamos o nosso pecado, ele nos perdoa e jamais se lembrará dos nossos pecados.
Portanto ao final da primeira parte do nosso estudo “Bíblia, o manual da qualidade de Vida”, quero que você pense em tudo que vimos hoje e reflita. Você tem andado nos caminhos do Senhor como Ele espera? Tem buscado honrar seus pais e a Deus em suas atitudes? Você tem sentido que tem paz em sua vida? Você tem sido bondoso e fiel para com todos e fiel a Deus? Essas verdades estão como um belo colar em seu pescoço e cravadas em seu coração?
Pense nisso. Que Deus o abençoe e que você passe a ter a qualidade de vida ao padrão de Deus.
Por: João Paulo Machado de Lima.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s